Gestantes.Net
Dicas para uma gravidez melhor

Um pouco de bebida alcoólica na gravidez pode ser bom, diz estudo

Assim é a ciência, uma hora falam que faz mal, outra falam que faz bem… no fim, cabe a nosso julgamento. Agora foi a vez (de novo) da polêmica bebida alcoólica: Uma pesquisa britânica afirma que meninos nascidos de mães que consumiram quantidades “leves” de bebidas alcoólicas durante a gravidez têm menos problemas de comportamento do que filhos de mães que se abstiveram totalmente do álcool.

Os pesquisadores do University College de Londres consideraram como consumo “leve” no máximo duas unidades (cada unidade tem 125 ml) de bebida por semana durante toda a gravidez. Consumo “moderado” foi classificado como três e seis unidades por semana, e “pesado”, como sete ou mais.

Entre as pesquisadas, 63% das mães não consumiram nenhum álcool durante a gravidez, 29% eram consumidoras leves, 6% eram moderadas e 2% foram classificadas no consumo pesado.

O estudo analisou 12,5 mil crianças de três anos de idade e descobriu que filhos de mães com consumo leve de bebida alcoólica tinham menos risco de desenvolver alguns problemas de comportamento.

Os pesquisadores analisaram o comportamento e compreensão dos filhos destas mulheres quando estes atingiram os três anos de idade.

O estudo, publicado pela revista International Journal of Epidemiology, descobriu que meninos filhos de mulheres que tiveram consumo leve de bebidas tinham 40% menos chances de apresentarem problemas de comportamento e 30% tinham menos chances de serem hiperativos do que aqueles cujas mães não tinham consumido álcool nenhum.

Eles também pontuaram mais em testes de vocabulário e de identificação de cores, formas, letras e números.

Meninas filhas de mulheres que tiveram consumo leve de bebidas apresentaram chances 30% menores de desenvolver problemas emocionais do que as filhas das abstêmias, apesar de os pesquisadores afirmarem que isto pode ser devido à própria família da criança e à sua posição social.

As razões por trás destas descobertas podem ser, em parte, devido ao fato de mulheres com consumo leve de bebidas tenderem a ter uma posição social melhor que as abstêmias e não ao fato de que álcool em quantidades pequenas possa trazer benefícios – como à saúde do coração, por exemplo“, afirmou Yvonne Kelly, epidemiologista que liderou a pesquisa.

Mas, também pode ser devido ao fato de mulheres com consumo leve de bebida terem uma tendência a serem mais relaxadas com elas mesmas e isto contribui a um melhor resultado em termos comportamental e cognitivo nos filhos“.

As descobertas de nosso estudo levantam questões quanto à política de recomendar abstinência completa durante a gravidez e sugere que mais pesquisas são necessárias”, acrescentou.

Fonte: G1




Tags: , , , ,

Leia Também


2 Comentários »

  1. boa tarde. eu consumi até as 18 semanas de gestação algumas vezes um consumo médio de bebida alcoolica. graças a Deus já fiz o ultrasom morfologico e meu bb esta ótimo. agora decidi nao tomar mais nada ja que o desenvolvimento cerebral e sensitivo nesta fase é grande. gostaria de saber se o consumo até então pode ter afetado meu bb de alguma forma q nao seja possivel ver no ultrasom. obrigada.

  2. Daniela eu li em muitos sites que quando você “toma ou exagera” no alcool no inicio da gravidez (antes de descobrir) e so parar imediatamente! Acho q se vc nao tomou muito apos as primeiras semanas , tudo normal nao sei msmo.. Mas eu devo ter tomado uma latinha (q eu lembro) mas eu ja estava duvidando e parei!

    Sobre o consumo de alcool, ahco isso absurdo essa pesquisa. Nao sou medica nem nada, mas isso pode ser muito ruim pro desenvolvimento do bebê!!!!!!!!!!!!! tbm ja conheci uma pessoa que bebeu MUITO a gravidez inteira , fumou e a criança é saudável…. Se quiser tentar sorte? Eu não arrisco de jeito nenhum a vida do meu bebê com alcool ou cigarros…. :)

Deixe um comentário